Atena |
Na mitologia grega, Atena, também conhecida como Palas-Atena, era a deusa da sabedoria, da guerra, das artes, da estratégia e da justiça. De acordo com a mitologia grega, Atena nasceu (já armada) da parte interior da cabeça de seu pai, Zeus (deus dos deuses). Ela era um dos doze deuses olímpicos e uma das principais deusas da Grécia Antiga. Atena aparece quase sempre representada, em pinturas e esculturas, com equipamentos de guerra (lança, escudo e capacete).
Os gregos faziam cultos para Atena em vários templos espalhados pelo território grego e também pelas colônias africanas e asiáticas. Foi também uma das divindades mais representadas pelos escultores e pintores da Grécia Antiga.
Atena teve um filho com Hefesto (deus do fogo, da metalurgia e do trabalho) que se chamava Erictônio. Porém, este filho não foi concebido de forma natural, pois Atena era virgem. De acordo com o mito, Atena foi pedir para Hefesto confeccionar armas para ela. Hefesto tentou uma relação a força, porém Atena não permitiu. Então, ele acabou lançando sêmen nas pernas da deusa. Ela limpou com lã e jogou na terra. Foi assim que nasceu Erictônio.
Qualidades e habilidades
Guerreira, Atena participou de vários combates descritos nos mitos gregos. A deusa atuou na Guerra de Troia ao lado dos gregos e também da batalha contra os Titãs. Após a Guerra de Troia, foi Atena quem guiou o herói Odisseu rumo ao lar na Grécia.
Outro feito importante de Atena, relatado nos mitos, foi a ajuda que deu ao herói Herácles na luta contra os gigantes que desafiaram os deuses do Olimpo. Foi ela quem forneceu as armas para que Herácles realizasse seus doze trabalhos, ajudando-o a matar a Hidra de Lerna e capturar Cérbero (cão monstruoso do deus Hades).
Atena era uma deusa completa e virtuosa. Era inteligente, boa estrategista militar, habilidosa e com grande senso de justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário